segunda-feira, 30 de maio de 2011

Maria Luíza Marinho Costa


Boa Noite & A Paz Do Senhor Jesus.

Tenha sempre dentro de você,
a esperança,
mesmo que o ideal
pareça-lhe impossível,
faça dela a sua aliada,
a sua força maior,
a sua melhor qualidade.
Sem esperanças,
o homem (a) não tem
como alcançar a sua meta,
esvazia-se todas às vezes
que o objetivo se aproxima.
A esperança,
é a fonte de todas as nossas alegrias,
dela tiramos o mapa do nosso futuro,
e seguimos em frente,
para sermos o que queremos ser,
para termos o que pretendemos ter,
para atingir o ponto maior
de nossa existência,
cada vez mais no topo,
cada vez mais, perto de DEUS...

A esperança é uma chave que nos foi dado por DEUS,
para abrirmos uma porta para um futuro melhor, uma vida mais feliz.
Esperança, é a chama da vida...
Não deixe que ela se apague.


ABRAÇO.

segunda-feira, 23 de maio de 2011



É-nos da máxima importância apercebermo-nos de que existe o que se chama «disciplina da vida cristã». Não basta dizer. . . que, o que quer que nos suceda, temos apenas de «olhar para o Senhor», que tudo nos irá bem. . . Esse ensino é antibíblico. Se fosse só isso que tivéssemos que fazer, muitas porções das Escrituras seriam completamente desnecessárias . . .não haveria motivo para existirem as Epístolas; mas elas foram escritas. . . por homens inspirados pelo Espírito Santo . . .o que nos dizem. . . é que há uma disciplina essencial na vida cristã.

Um dos aspectos mais lamentáveis da vida de certos tipos de cristãos hoje em dia é que parecem ter perdido de vista esse aspecto da fé. Infelizmente, isso acontece sobretudo com relação aos que se empenham por maior fidelidade ao Evangelho. . . Em primeiro lugar e sobretudo, houve uma reação contra o ensino católico-romano. No sistema católico-romano dá-se muita importância a certa espécie de disciplina. Foram produzidos muitos livros e manuais sobre o assunto. De fato, alguns dos maiores mestres desse tipo de ensino são católicos-romanos como, por exemplo, Bernardo de Claraval, ou o bem conhecido Fénélon, cujas famosas Cartas para Homens e Cartas para Mulheres foram muito populares em certa época.

Pois bem, os protestantes reagiram contra isso, e em certa medida fizeram bem. . . Mas deduzir do mau uso da disciplina que não há nenhuma necessidade dela na vida cristã, é algo totalmente errado.

Na verdade, os períodos realmente grandiosos do protestantismo sempre se caracterizaram pelo reconhecimento da necessidade de tal disciplina. . . Por que homens como os dois irmãos Wesley e Whitefield foram chamados metodistas? Porque tinham vida metódica. Eram metodistas porque tinham método em suas reuniões. . . O próprio termo metodista. . . salienta o fato de que criam na disciplina, em como as pessoas devem disciplinar sua vida e como se deve tratar e lidar com cada personalidade, nas circunstâncias e situações com que nos defrontamos no mundo em que vivemos.

      M. Lloyd-Jones

TEMPO DE REFORMA
Este é o tempo que começamos a viver, de uma maneira ou de outra nos aproximamos do Senhor, e Ele vai agir nos DANDO UMA NOVA OPORTUNIDADE DE VIDA.

Não importa quem somos nesta história. é tempo de nos aproximamos de Cristo, reconhecemos nossa necessidade de reforma, de transformação.
"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha." (Mateus 7:24 e 25)

Com chuva ou sol, aplausos ou vaias, dinheiro ou dívidas, quando DEUS é a Rocha, há sempre esperança. E ainda que as paredes estejam descascadas de tanta batalha, o telhado com goteiras, as janelas emperradas, quando Ele se levanta algo maravilhoso sempre acontece.

Não atente para a poeira, sujeira que a reforma trás, fique atento. Ele, Jesus, te ama muito e já começou uma obra poderosa em sua vida! É tempo de reforma, é tempo de vitória, é tempo de Deus transbordando sua vida!

Cante e alegre-se, ó cidade de Sião! Porque venho fazer de você a minha habitação, declara o SENHOR. (Zacarias 2 vs:10)

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Você quer ser curado?
Referência: João 5.1-14
INTRODUÇÃO

No meio da festa tem uma multidão sofrendo = Jesus foi para uma festa em Jerusalém. Mas enquanto o povo se alegrava ele foi ao Tanque de Betesda “Casa de Misericórdia” onde havia uma multidão de gente sofrendo. Ali havia gente deformada, amassada emocionalmente, com o coração sangrando por feridas ainda abertas. Hoje, neste culto de celebração tem também muitas pessoas sofrendo, gente ferida, gente enferma no corpo e na alma. Jesus se importa com você. Jesus também visita a sua Casa de Misericórdia.
No meio do sofrimento tem gente esperando por uma cura = Ali no Tanque de Betesda um anjo descia e movia a água e o primeiro que saltava no tanque era curado. Todos estavam ali na esperança de dar o mergulho da cura. Mas, um dia Jesus foi esse lugar e uma cura maravilhosa aconteceu. Jesus está visitando a sua Bestesda também nesta noite.
No meio de tantos gemidos ecoa-se uma retumbante pergunta = Quando Jesus viu aquele homem enfermo há 38 anos, fez-lhe uma pergunta: “Você quer ser curado?” Esta mesma pergunta é feita a você nesta noite: “Você quer ser curado?” Você que já tem esperado tanto tempo, você quer ser curado? Você que já tem buscado solução para a sua vida em tantas outras alternativas, você quer ser curado? Você que já viu tanta gente ser curada à sua volta e ainda está doente, você quer ser curado? Você que já não tem mais forças para caminhar na direção da sua cura, você quer ser curado?
I. VOCÊ PODE SER CURADO PORQUE O MÉDICO DOS MÉDICOS ESTÁ INTERESSADO NA SUA VIDA – V. 5-6
1.Seu divino conhecimento – v. 6
Jesus distinguiu esse enfermo no meio da multidão. Aquele homem era a maquete da desesperança. Ele já não tinha mais sonhos para sonhar. Sua causa estava totalmente perdida. Não foi ele quem viu a Jesus, mas foi Jesus quem o viu. Jesus viu o seu passado, a sua condição e o seu futuro. Jesus viu que a causa da sua tragédia era o pecado da sua juventude. Jesus viu que ele estava colhendo o que havia plantado.
Jesus viu uma triste história de pecado (v. 14). Aquele homem não estava apenas preso à sua cama, mas também ao seu passado, à suas memórias amargas, à sua culpa.
Jesus olhou para a mulher samaritana e viu que ela estava vivendo em adultério. Jesus viu Zaqueu na árvore e viu que havia sede de Deus no seu coração. Jesus viu o amor às riquezas no coração do jovem rico. Viu falsidade no beijo de Judas Iscariotes.
Jesus também está vendo a sua vida. Ele vê a sua alma. Ele sonda o seu coração. Ele sabe qual é a sua doença. Nada pode ficar oculto aos olhos dele. Caim tentou fugir de Deus. Acã tentou encobrir o seu roubo. Davi tentou esconder o seu adultério. Mas o Senhor estava vendo. Jesus conhece os segredos do seu coração. Jesus sabia que aquele homem estava enfermo há 38 anos. Sabia a causa do seu sofrimento. Jesus conhece a sua dor, a sua angústia, o seu vazio, a sua crise. Ele tem nas mãos o diagnóstico da sua vida.
2.Sua divina compaixão – v. 6
A doença desse homem era uma causa perdida = Por isso, Jesus foi ao encontro dele. Jesus tomou a iniciativa. Jesus o abordou. Jesus abriu para ele a porta da esperança. Jesus sentiu sua dor, seu drama. Talvez você já não tenha mais forças para clamar. Talvez você já desistiu de esperar uma cura. Talvez até aqui você só tem encontrado imcompreensões e luta sozinho para uma cura que não acontece. Mas Jesus está aqui. Ele se importa com você e se compadece de você.
Quando os nossos recursos acabam, somos fortes candidados para um milagre de Jesus – v. 7-8 = Aquele homem estava só. Não tinha ninguém por ele. Não tinha saúde. Não tinha paz. A solidão era a marca da sua vida. Ele havia chegado ao fim da linha, ao fundo do poço. Mas quando se viu desamparado, Jesus lhe estendeu a mão.
a)Se você se sente só, Jesus está perto de você. Ele pode preencher o vazio da sua alma. Todos o abandonam. Todos o acusam. Todos o discriminam, mas Jesus investe em você.
b)Se você se sente desamparado, Jesus levanta você. Jesus põe você de pé. Você caiu, fracassou, não tem forças para se levantar. As pessoas lhe rejeitaram. Mas Jesus ama você e toma você pela mão e lhe dá dignidade para continuar a viver.
c)Se você se sente desencorajado,, Jesus acende uma chama de esperança no seu coração. Jesus gera expectativa no seu coração: “Você quer ser curado?”
d)Se você se sente manco, aleijado, deformado em seus sentimentos, Jesus cura você. Ele limpa a sua vida. Ele restaura o seu nome. Ele perdoa você.
e)Se você se sente fraco, derrotado e já tentou várias vezes e fracassou, Jesus restaura você. Jesus cura você. Levanta você. Restaura você e o devolve à sua família com dignidade!
II. VOCÊ PODE SER CURADO PORQUE JESUS DIAGNOSTICA METICULOSAMENTE A SUA DOENÇA – V. 5-7
1.Aprendendo a reconhecer nossas próprias doenças – v. 5-6
Para você ser curado, você precisa entender qual é o seu problema. Você precisa identificar as áreas da sua vida que precisam de cura. Muitas pessoas não querem se apresentar como fracas. Querem fazer de conta que não existe nada. Mas todos nós somos feridos. Temos feridas emocionais. Ninguém vem de uma família perfeita. Todos nós temos feridas que precisam ser curadas: na área da família, dos relacionamentos, das perdas significativas.
Feridas emocionais quando não saram de forma apropriada, são como as feridas físicas. São como farpas no coração, se não forem tiradas produzem “pus emocional”. Tem muita gente que tem medo de tirar as farpas. Tem medo de enfrentar a doença. Tem medo de voltar ao passado. Mas as cicatrizes da cura são cicatrizes de vitória – como as cicatrizes das mãos e dos pés de Jesus.
Aquele enfermo precisava lidar com os dramas da sua consciência (pecado v. 14), abandono da família, solidão, amargura, rejeição. Disse ele; “Eu não tenho ninguém.” Quais são as suas doenças que precisam ser curadas: mágoas, rejeição, abuso sexual, ingratidão, falta de perdão, soltar o passado, sarar perdas importantes (luto, divórcio), culpa?
Passos necessários para a cura: 1) Admita que você foi ferido e que há uma ferida no seu coração; 2) Identifique a ferida; 3) Perdoe as pessoas envolvidas nas suas feridas; 4) Entregue agora sua causa a Jesus.
Jesus sabia qual era a doença daquele homem. Jesus queria curá-lo, mas antes de fazê-lo Jesus o fez consciente da sua doença.
2.Aprendendo a remover as farpas do coração – v. 7
Quando Jesus perguntou ao homem do tanque de Betesda se ele queria ser curado, este homem lhe respondeu com uma desculpa: “Sim, mas…” (v. 7). Ele poderia ter dito simplesmente sim ou não. Se a cura traz tantos benefícios, por que as pessoas apresentam tantas tantas descupas para serem curadas? Existem muitas razões:
2.1.Eu não tenho ninguém. Sou vítima do esquecimento, abandono e ingratidão da família e dos amigos – Aquele homem de Bestesda despeja a sua mágoa diante de Jesus. Além de doente do corpo estava também com a alma enferma. Ele atribuia a sua falta de cura às pessoas. Os outros eram os responsáveis. Dizia ele: “Eu não fui curado porque não tenho ninguém que se interesse realmente por mim”.
2.2.Tenho medo. Será muito doloroso remexer o passado. O que passou, passou – O processo da cura dói. Muitas vezes significa olhar para trás e reparar danos, recordar experiências dolorosas: um abuso sexual, a falta de amor do pai ou da mãe, as cenas de violência, o abandono. Cada pessoa tem farpas que causam dor e para sarar é preciso recordar. Não adianta tapar uma ferida. É preciso limpá-la.
2.3.Perdoar? Mas eu fui a vítima!” – O perdão nos liberta, nos cura. A mágoa adoece. A falta de perdoa torna a vida um inferno. Quem não perdoa não tem paz. Quem não perdoa não ora, não adora, não é perdoado. Quem não perdoa adoece. Quem não perdoa é entregue aos verdugos. Não espere a pessoa que lhe feriu mudar. Perdoe essa pessoa. Fique livre!
2.4.Esquecer? Você está louco?” – Deus tem um lugar específico para colocar as nosssas lembranças: o mar do esquecimento (Mq 7:19). Esquecer não significa fazer de conta que nada aconteceu. Significa viver além do que aconteceu. Esquecer é não sofrer nem cobrar mais a dívida da pessoa que lhe feriu.
2.5.Você quer ser curado? – Deus nos chama para viver em sanidade e em santidade. A única diferença entre sanidade e santidade é um “T” que é um símbolo da cruz de Cristo. Se não sararmos, ainda que vamos para o céu (como aleijados emocionais), não viveremos tudo o que Deus tem para nós aqui na terra.
III. VOCÊ PODE SER CURADO PORQUE JESUS TEM O REMÉDIO CERTO PARA A SUA DOENÇA – V. 8
1.Uma pergunta maravilhosa – “Queres ser curado?”
Não importa quanto tempo você está sofrendo. A mulher hemorrágica sofreu 12 anos. A mulher encurvada andou 18 anos corcunda. Esse homem estava doente há 38 anos. Jesus viu um homem cego de nascença. Ele os curou a todos. Ele pode curar você também.
Não importa a causa do seu problema. Jesus é maior do que o seu problema. A sua doença pode ser incurável para os homens, mas não para Jesus. Ele é poderoso para curar você nesta noite. Exemplo: o endemoninhado Gadareno.
Não importa a gravidade do seu problema. 38 anos anos de sofrimento. Mas Jesus lhe pergunta: Queres ser curado? Lázaro – Já cheira mal. Mas Jesus ordena: Vem para fora!
Não importa as desastradas consequências do seu problema. Sua saúde acabou, seu nome foi para a lama, sua família está arrebentada. Jesus pode pegar os cacos e fazer tudo de novo. Ele transformou uma prostituta possessa, Maria Madalena e fez dela a primeira missionária da sua ressurreição.
Não importa o quão desesperançado você esteja. Disse o homem: “eu não tenho ninguém”. Mas Jesus está presente com você. Ele pode tudo. Ele é o Senhor das causas perdidas.
Não importa quantas tentativas fracassadas você já teve. Todo ano aquele homem via gente sendo curada e ele mofando em cima da cama. Mas agora Jesus o toma e o cura!
2.Uma ordem maravilhosa – “Levanta-te, toma o teu leito e anda”.
Jesus dá a ordem e dá o poder para você cumpri-la. A Palavra de Jesus tem poder. A natureza a obedece, os anjos, os demônios, as enfermidades. Ele tem toda autoridade no céu e na terra.
Ele disse ao homem da mão ressequida: estende a tua mão. O que era impossível aconteceu.
Jesus disse para Lázaro: Lázaro vem para fora e o morto o obedeceu!
Jesus está dizendo para você. Levante-se. Não fique mais prostrado. O libertador da sua vida chegou. Não ande mais como um derrotado. Não viva mais encurvado. A cura chegou. Coloque-se de pé de volte para a sua casa curado!
3.Um resultado maravilhoso – “Imediatamente o homem se viu curado…”
O milagre de Jesus é imediato, completo e público. A cura de Jesus não é parcial. Jesus não oferece meias soluções. Jesus não oferece paliativos. Ele não usa artifícios para enganar você. O mesmo Jesus que levantou aquele enfermo está aqui e pode perdoar você, curar você, salvar você e fazer de você uma pessoa completa, feliz e saudável física, emocional e espiritualmente.
CONCLUSÃO
Você quer ser curado? O médico dos médicos está entre nós. Ele é o Filho Deus. Ele conhece você. Ama você. Está intessado na sua vida e pode hoje curar você imediatamente, completamente!

                                                           
                                                        Rev Hernandes Dias Lopes.
Três Conselhos


Um casal de jovens recém-casados era muito pobre e vivia de favores num sitio do interior. Um dia o marido fez a seguinte proposta a esposa: querida eu vou sair de casa, vou viajar para bem longe, arrumar um emprego e trabalhar até ter condições para voltar e dar-te uma vida mais digna e confortável. Não sei quanto tempo vou ficar longe, só peço uma coisa, que me espere e, enquanto estiver fora, seja fiel a mim, pois eu serei fiel a você.

Assim sendo o jovem saiu. Andou muitos dias a pé, até que encontrou um fazendeiro que estava precisando de alguém para ajuda-lo em sua fazenda. O jovem chegou e ofereceu-se para trabalhar, no que foi aceito. Pediu para fazer um pacto com o patrão, o que também foi aceito o pacto seria o seguinte: me deixe trabalhar pelo tempo que eu quiser e quando eu achar que devo ir, o senhor me despensa das minhas obrigações. Eu não quero receber o meu salário. Peço que senhor o coloque na poupança, até o dia em que eu for embora. No dia em que eu sair o senhor me dá o dinheiro e eu sigo o meu caminho. Tudo combinado, aquele jovem, trabalhou durante vinte anos, sem férias e sem descanso. Depois de vinte anos chegou para o patrão e disse: patrão eu quero o meu dinheiro, pois estou voltando para a minha casa. O patrão então lhe respondeu: tudo bem, afinal fizemos um pacto e vou cumpri-lo, só que antes, quero lhe fazer uma proposta tudo bem?



Eu lhe dou todo o seu dinheiro e você vai embora ou lhe dou três conselhos e não lhe dou o dinheiro e você vai embora. Se eu lhe der o dinheiro eu não lhe dou os conselhos e se eu lhe der os conselhos eu não lhe dou o dinheiro. Vá para o seu quarto, pense e depois me der a resposta. Ele pensou durante dois dias, procurou o patrão e disse-lhe:

Quero os três conselhos:

O patrão novamente frisou: - Se lhe der os conselhos, não lhe dou o dinheiro.

E o empregado respondeu: - Quero os conselhos.

O patrão então lhe falou:

01)Nunca tome atalhos em sua vida, caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida;

02)Nunca seja curioso para aquilo que é mal, pois a curiosidade para o mal pode ser mortal;

03)Nunca tome decisões em momentos de ódio ou de dor, pois você pode se arrepender e ser tarde demais;

Após dar os conselhos, o patrão desse ao rapaz, que já não era tão jovem assim:- Aqui você tem três pães, dois para você comer durante a viajem e o terceiro é para comer com sua esposa quando chegar a sua casa.

O homem então, seguiu seu caminho de volta, depois de vinte anos longe de casa e da esposa que ele tanto amava.

Após o primeiro dia de viagem, encontrou um andarilho que o cumprimentou e lhe perguntou:- Para onde você vai?

Ele respondeu:- vou para um lugar muito distante que fica a mais de vinte dias de caminhada pôr esta estrada.

O andarilho disse-lhe então:- rapaz este caminho é muito longo, eu conheço um atalho que é dez e você chega em poucos dias.

O rapaz contente começou a seguir pelo atalho, quando se lembrou do primeiro conselho, então voltou e seguiu o caminho normal. Dias depois soube que o atalho levava a uma emboscada. Depois de alguns dias de viajem, cansado ao extremo, achou uma pensão á beira da estrada, onde pode hospedar-se. Pagou a diária e após tomar um banho deitou-se para dormir.  De madrugada acordou assustado com um grito estarrecer. Levantou-se de um salto só e dirigiu-se a porta para ir até o local do grito. Quando estava abrindo a porta, lembrou-se do segundo conselho. Voltou, deitou-se e dormiu. Ao amanhece, após tomar o café, o dono da hospedagem lhe perguntou se ele não havia ouvido um grito e ele disse que tinha ouvido. O hospedeiro disse: E você não ficou curioso? Ele disse que não. No que o hospedeiro respondeu: Você é o primeiro hospede a sair vivo daqui, pois meu tem crises de loucura: grita durante a noite e quando o hospede sai, mata-o e o enterra-o no quintal. O rapaz prosseguiu na sua longa jornada, ansioso por chegar a sua casa. Depois de muitos dias e noites de caminhada...

Já ao entardecer, viu entre as árvores a fumaça de sua casinha, andou e viu entre os arbustos a silhueta de sua esposa. Estava anoitecendo, mas ele pode ver que ela não estava só. Andou mas um pouco e viu que ela tinha entre as pernas, um homem a quem estava acariciando os cabelos. Quando viu aquela cena seu coração se encheu de ódio e amargura e decidiu-se acorrer de encontro aos dois e a mata-los sem piedade. Respirou fundo, apressou os passos, quando se lembrou do terceiro conselho. Então parou, refletiu e decidiu dormir aquela noite ali mesmo e no dia seguinte tomar uma decisão. Ao amanhecer, já com a cabeça fria e ele disse:- Não vou matar a minha esposa e nem o seu o seu amante. Vou voltar para o meu patrão e pedir que ele me aceite de volta. Só que antes, quero dizer a minha esposa que eu sempre fui fiel a ela. Dirigiu-se a porta da casa e bateu. Quando a esposa abre a porta e o reconhece, se atira ao seu pescoço e o abraça afetuosamente. Ele tenta afasta-la, mas não consegue. Então com lagrimas nos olhos, lhe diz:- Eu fui fiel a você e você me traiu...

Ela espantada lhe responde: Como? Eu nunca ti trai, esperei durante esses vinte anos. Ele então lhe perguntou: E aquele homem que você estava acariciando ontem ao entardecer? E ela lhe disse: aquele homem é nosso filho. Quando você foi embora; descobri que estava gravida. Hoje ele está com vinte anos de idade. Então o marido entrou, conheceu, e abraçou seu filho e contou-lhes toda sua história, e quanto a esposa preparava o café. Sentaram-se para tomar e comer juntos o ultimo pão. Após a oração de agradecimento, com lagrimas de emoção, ele parte o pão e ao abri-lo, encontra todo o seu dinheiro, o pagamento pôr seus vinte anos de dedicação.



Muitas vezes achamos que o atalho "queima as etapas" e nos faz chegar mas rápido, o que nem sempre é verdade...

Muitas vezes somos curiosos, queremos saber de coisas que nem ao mesmo nos dizem respeito e que nada de bom nos acrescentará...

Outras vezes, agimos pôr impulso, na hora da raiva, e fatalmente nos arrependemos depois...

Espero que você, assim como eu, não se esqueça desses três conselhos e não se esqueça também, de CONFIAR ( Mesmo que a vida as vezes já tenham te dado motivos para desconfiar.)

quarta-feira, 18 de maio de 2011

A "Marcha Para Jesus": Uma Avaliação Crítica (2a edição revisada)*
Autor: Augustus Nicodemus Lopes**


         
                                         
                                                 Rev Augustos Nicodemos Lopes.



Introdução
A "Marcha para Jesus" é um evento que acontece em muitas cidades do Brasil, patrocinado pela Igreja Apostólica Renascer em Cristo, e consiste basicamente numa grande passeata de evangélicos com shows gospel. O evento ocorre desde 1993 no Brasil e costumava dividir opiniões tanto na mídia secular quanto evangélica. Hoje, já mais arrefecida, a "Marcha" continua chamando a atenção, embora com menos intensidade. O presente artigo visa apresentar uma análise crítica, não do evento propriamente dito, mas das razões e argumentos apresentados para justificar o evento. Estas razões e argumentos, bem como informações institucionais e históricas sobre a Marcha estão disponíveis no site www.marchaparajesus.com.br (em 12/01/2005).
Histórico da Marcha para Jesus
Conforme informações do referido site, a primeira Marcha para Jesus aconteceu em 1987 na cidade de Londres (Inglaterra), e foi fundada pelo pastor Roger Forster, pelo cantor e compositor Graham Kendrick, Gerald Coates e Lynn Green. Portanto, não é uma invenção da Igreja Renascer do Brasil. Ela simplesmente importou a idéia para nossa pátria. No início da década de 90, a Marcha se tornara um evento de proporções continentais, ocorrendo em toda Europa. Em 1992 a Marcha para Jesus já se tornava em um movimento mundial, chegando a outros países da América, África e Ásia. No ano de 1993, chega a vez do Brasil realizar a sua primeira edição do evento, sob a orientação da Renascer. A partir daí, a cada ano, o evento toma mais e mais aspecto de show gospel, apresentação de artistas evangélicos e desfiles, sempre com muita dança ao som de pagode e axé ditos evangélicos. Em alguns locais, não sabemos se de acordo com a coordenação da Marcha ou não, políticos evangélicos têm aproveitado a oportunidade.
A Ideologia por Detrás da Marcha
Existe uma justificativa teológica elaborada para a Marcha, que procura abonar o evento à luz da Bíblia. Os pontos abaixo foram retirados do site Marcha para Jesus (www.marchaparajesus.com.br) e se constituem na "teologia da Marcha". Aliás, a maior parte deles se encontra exatamente debaixo do tópico "teologia" no site da Marcha. Segue um resumo dos principais argumentos, entre outros, seguidos de um breve comentário.
  1. A ordem de "marchar" aparentemente foi dada mediante revelação do Espírito Santo. Diz o site:
A visão inicial da Marcha para Jesus, como qualquer outra ação em que os cristãos empreendem para Deus, está baseado [sic!] no conhecimento e na obediência. Nós acreditamos que Deus diz para nós marcharmos, e esta obediência precede uma revelação. O Espírito Santo de Deus nos conduz em toda a verdade (João 16:13) e a teologia do ato de marcharmos para Jesus emerge quando nós nos engajamos em ouvir o que o Espírito Santo está dizendo para uma Igreja atuante e batalhadora nesta terra.
Comentário: O parágrafo acima não é claro, mas dá a entender que a visão inicial foi mediante uma revelação de Deus, seguida da obediência da Renascer, em cumprir a visão. Líderes da Renascer negam que a visão inicial foi dada por revelação. Contudo, o parágrafo acima sugere que a visão da Marcha foi dada pelo Espírito para a Renascer. Quando nos lembramos que a Renascer tem um "apóstolo" (uso o termo entre aspas, não por qualquer desrespeito ao líder da Renascer, mas porque não creio que existam apóstolos hoje à semelhança dos Doze e de Paulo), imagino que "revelações" (uso o termo entre aspas não por desrespeito às práticas da Renascer, mas porque não creio que existam novas revelações da parte de Deus hoje) devam ser freqüentes.
  1. Segundo a Renascer, a Marcha é uma declaração teológica: a Igreja está em movimento e está viva! É o meio pelo qual os cristãos querem ser conhecidos publicamente como discípulos de Jesus.
Comentário: Se esta é a forma bíblica dos cristãos mostrarem que estão vivos e que são seguidores de Jesus, é no mínimo estranho que não encontremos o menor traço de marchas para Jesus no Novo Testamento, ou para Deus no Antigo.
  1. 3. A Marcha é entendida como uma celebração semelhante às do Antigo Testamento, possuindo uma qualidade extremamente espontânea e alegre. Participam da Marcha jovens de caras pintadas, cartazes, roupas coloridas e canções vivazes. Isto é visto como uma celebração do amor extravagante de Deus para o mundo.
Comentário: Na minha avaliação, o ponto acima dificilmente pode ser tomado como um argumento bíblico ou teológico para justificar o evento. As "marchas" de Israel no Antigo Testamento, não tinham como alvo evangelizar os povos - ao contrário, eram marchas de guerra, para conquistá-los ou exterminá-los, conforme o próprio Deus mandou naquela época. Fica difícil imaginar os israelitas organizando uma marcha através de Canaã, com os levitas tocando seus instrumentos e dando shows, para ganhar os cananeus para a fé no Deus de Israel!
  1. 4. Marchar para Jesus é visto também como um ato profético que dá consciência espiritual às pessoas. Josué mobilizou as pessoas de Israel para marchar ao redor das paredes de Jericó. Jeosafá marchou no deserto entoando louvores a Deus. Quando os cristãos marcham, estão agindo profeticamente, diz a Renascer.
Comentário: Entendo que se trata de um uso errado das Escrituras. Por exemplo: se vamos tomar o texto de Josué como uma ordem para que os cristãos marchem, por que então somente marchar? Por que não tocar trombetas? E por que só marchar uma vez, e não sete ao redor da cidade inteira? E por que não mandar uma arca com as tábuas da lei na frente? E por que não ficar silencioso as seis primeiras vezes e só gritar na sétima?
  1. 5. Marchar para Jesus traz uma sensação natural de estar reivindicando o lugar no qual os participantes caminham. Acredita-se que assim libera-se no mundo espiritual a oportunidade desejada por Deus: "Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, eu a darei ..." (Josué 1.3).
Comentário: Será esta uma interpretação correta das Escrituras? Podemos tomar esta promessa de Deus a Josué e ao povo de Israel como sendo uma ordem para que os cristãos de todas as épocas marquem o terreno de Deus através de marchas? Que evangelizem, conquistem, e ganhem povos e nações para Jesus através de marchar no território deles? Que estratégia é esta, que nunca foi revelada antes aos apóstolos, Pais da Igreja, missionários, reformadores, evangelistas, de todas as épocas e terras, e da qual não encontramos o menor traço na Bíblia?
  1. 6. A Marcha destrói as fortalezas erguidas pelo inimigo em certas áreas das cidades e regiões onde ela acontece, declarando com fé que Jesus Cristo é o Senhor do Brasil.
Comentário: Onde está a fundamentação bíblica para tal? Na verdade, este ponto é baseado em conceitos do movimento de batalha espiritual, especialmente o conceito de espíritos territoriais, e em conceitos da confissão positiva, que afirmam que criamos realidades espirituais pelo poder das nossas declarações e palavras.
  1. 7. Os defensores da Marcha dizem que ela projeta a presença dos evangélicos na mídia de todo o Brasil.
Comentário: É verdade, só que a projeção nem sempre tem sido positiva. Além de provocar polêmica entre os próprios evangélicos, a mídia secular tem tido por vezes avaliação irônica e negativa.
  1. 7. Os defensores da Marcha dizem que ela projeta a presença dos evangélicos na mídia de todo o Brasil.
Comentário: É verdade, só que a projeção nem sempre tem sido positiva. Além de provocar polêmica entre os próprios evangélicos, a mídia secular tem tido por vezes avaliação irônica e negativa.
  1. 8. Os defensores da Marcha dizem que pessoas se convertem no evento.
Comentário: Não nos é dito qual é o critério usado para identificar as verdadeiras conversões. Se for levantar a mão ou vir à frente durante os shows e as pregações da Marcha, é um critério bastante questionável. As estatísticas que temos nos dizem que apenas 10% das pessoas que atendem a um apelo em cruzadas de evangelização em massa, como aquelas de Billy Graham, permanecem nas igrejas. Mas, mesmo considerando as conversões reais, ainda não justificaria, pois não raras vezes Deus utiliza meios para converter pessoas, meios estes que não se tornam legítimos somente porque Deus os usou. Por exemplo, o fato de que maridos descrentes se convertem através da esposa crente não quer dizer que Deus aprova o casamento misto e nem que namorar descrentes para convertê-los seja estratégia evangelística adequada.
  1. 9. Os defensores dizem ainda que a Marcha promove a unidade entre os cristãos. Em alguns lugares do mundo, a Marcha é concluída com um "pacto" entre as denominações, confissões e indivíduos, exigindo que cada um deles não faça mais discriminação por razões doutrinárias.
Comentário: Sou favorável à unidade entre os verdadeiros cristãos. Mas não a qualquer preço e não qualquer tipo de união. A unidade promovida pela Marcha, sob as condições mencionadas acima, tem o efeito de relegar a doutrina bíblica a uma condição secundária. O resultado é que se deixa de dar atenção à doutrina. Em nome da unidade, abandona-se a exatidão doutrinária. Deixa-se de denunciar os erros doutrinários grosseiros que estão presentes em muitas denominações, erros sobre o ser de Deus, sobre a pessoa de Jesus Cristo, a pessoa e atuação do Espírito, o caminho da salvação pela fé somente, etc. Unidade entre os cristãos é boa e bíblica somente se for em torno da verdade. Jamais devemos sacrificar a verdade em nome de uma pretensa unidade. A unidade que a Marcha mostra ao mundo não corresponde à realidade. Ela acaba escondendo as divisões internas, os rachas doutrinários, as brigas pelo poder e as divisões que existem entre os evangélicos. Se queremos de fato unidade, vamos encarar nossas diferenças de frente e procurar discuti-las e resolve-las em concílios, reuniões, na mesa de discussão - e não marchando.
  1. 10. Os defensores da Marcha dizem que ela é uma forma de proclamação do Evangelho ao mundo.
Comentário: A resposta que damos é que a proclamação feita na Marcha vem misturada com apresentações de artistas gospel profissionais, ambiente de folia e danceteria, a ponto de perder-se no meio destas outras coisas. Além do mais, a mensagem proclamada é aquela da Renascer em Cristo, com a qual naturalmente as igrejas evangélicas históricas não concordariam, pois é influenciada pela teologia da prosperidade e pela batalha espiritual.
É evidente que, analisada de perto, a "teologia da Marcha" não se constitui em teologia propriamente dita. Os argumentos acima não provam que há uma revelação para que se marche, e não justificam a necessidade de os cristãos obedecerem organizando marchas. Não há qualquer justificativa bíblica para que os cristãos façam marchas, nem qualquer sustentação bíblica para a idéia de "dar a Deus a oportunidade" mediante uma marcha, ou ainda de que, marchando e declarando, se conquistam regiões e cidades para Cristo. Se há fundamento bíblico, por que os primeiros cristãos não o fizeram? Por que historicamente a Igreja Cristã nunca fez?
Pelos motivos acima, entendo que os argumentos bíblicos e teológicos apresentados para justificar a Marcha para Jesus não procedem. Nada tenho contra que cristãos organizem uma Marcha para Jesus. Apenas acho que não deveriam procurar justificar bíblica e teologicamente como se fosse um ato de obediência à Palavra de Deus. Neste caso, estão condenando como desobedientes todos os cristãos do passado, que nunca marcharam, e os que, no presente, também não marcham.



A igreja, lugar de vida

                 A igreja, lugar de vida

A igreja é o povo chamado por Deus das trevas para a luz, da escravidão para a liberdade, do pecado para a santidade, da perdição para a salvação. O homem natural está longe de Deus, é rebelde contra Deus, e está morto em seus delitos e pecados. Ninguém vem a Deus por si mesmo. Ninguém pode vir a Cristo se o Pai não o trouxer. É Deus quem opera no homem tanto o querer quanto o realizar. É Deus quem tira a viseira dos seus olhos e o tampão dos seus ouvidos. É Deus quem abre o coração e dá o arrependimento para a vida. É Deus quem dá a fé salvadora e justifica o pecador.
A igreja é o povo chamado do mundo para um relacionamento particular com Deus. Somos adotados na família de Deus. Somos filhos de Deus, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo. Fomos chamados para um lugar de vida e não para as sombras da morte. Fomos chamados para vivermos de forma abundante e superlativa e não para nos apresentarmos no palco do mundo com um arremedo de vida. Fomos chamados para a liberdade em Cristo e não para colocarmos novamente nosso pescoço no jugo da escravidão.
A igreja é um lugar de vida, e nós podemos usufruir essa vida abundante, por três razões:
Em primeiro lugar, porque aqueles que estão em Cristo ao olharem para o passado têm convicção de que seus pecados foram perdoados. Todo aquele que pela fé veio a Cristo, e o recebeu como Salvador, foi justificado e não pesa mais sobre ele nenhuma condenação. Com respeito à justificação foi liberto da condenação do pecado. Seus pecados foram cancelados. Sua dívida foi paga. A lei foi plenamente cumprida e as demandas da justiça satisfeitas. Quem está em Cristo é nova criatura. Recebe um novo coração, uma nova mente, uma nova vida, uma nova família, uma nova pátria. Nosso passado foi passado a limpo e fomos lavados no sangue de Jesus e, agora, temos uma nova vida, sem as peias da culpa.
Em segundo lugar, porque aqueles que estão em Cristo ao olharem para o presente têm convicção de que podem viver estribados no poder de Deus. Aquele que está em Cristo não está mais debaixo do poder do pecado. Não é mais escravo do pecado. O poder que opera nele não é mais o poder da morte, mas o poder da ressurreição. Nele habita plenamente a palavra de Cristo. Ele foi feito templo do Espírito Santo. Cristo habita em seu coração pela fé. Ele morreu para o pecado e, agora, está vivo para Deus. A suprema grandeza do poder de Deus está à sua disposição para viver vitoriosamente, pois com respeito à santificação foi liberto do poder do pecado.
Em terceiro lugar, porque aqueles que estão em Cristo ao olharem para o futuro têm convicção de que caminham para a glória. O nosso futuro já está determinado. E determinado não por um destino cego, mas pelo Deus onipotente. Aqueles que Deus conheceu, predestinou, chamou e justificou, a esses Deus também glorificou. Nossa glorificação é um fato futuro, mas na mente de Deus e nos decretos de Deus já está consumado. Não caminhamos para um ocaso lúgubre, mas para a eternidade bendita. Não marchamos para um túmulo gelado, mas para a ressurreição gloriosa. Não nos assombramos diante de um futuro incerto, mas gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. Receberemos um corpo semelhante ao corpo da glória de Cristo. Viveremos e reinaremos com Cristo por toda a eternidade. Deus, então, enxugará dos nossos olhos toda a lágrima, porque com respeito à glorificação seremos libertos da presença do pecado.
                                                        Rev Hernandes Dias Lopes.

                                         Postado por Presb........ João Maria Neris de Freitas.

Muller

                                                                       Muller




Muller ganhou muita coisa no futebol. Bicampeão mundial pelo São Paulo, em 92 e 93, e campeão pela seleção brasileira em 94, o ex-jogador perdeu tudo e agora vive um dramático momento financeiro. Morando na casa de Pavão, colega de seus tempos de São Paulo, o ex-atacante admite que gastou tudo o que ganhou com mulheres e luxos desnecessários.
“Gastei com mulheres, com carros e etc. gastei com vaidades pessoais. Gastei dinheiro com amigos, entre aspas. Amigos de ocasião. Por eu ser uma pessoa generosa, muita gente se aproveitou mesmo de mim”, disse em entrevista ao jornal Marca Brasil.

  O ex-atleta disse que perdeu milhões e hoje em dia não tem sequer um carro (admitiu já ter tido mais de 20) ou um plano de saúde. Também não possui nenhum imóvel ou bem material. Muller afirmou não ser capaz de calcular exatamente quanto dinheiro ganhou com o futebol, mas sabe que foi muito. “Foi muito. Nem sei calcular quanto perdi. Não sei se deveria dizer, mas perdi milhões. Perdi tudo que consegui no futebol. Joguei fora o que construí ao longo de 20 anos”, contou.
Muller acredita que a simples falta de orientação não pode ser desculpa para sua situação atual. Nem mesmo os “puxões de orelha” de Telê Santana deram resultado. “Ele era um paizão. Mas eu tomei as decisões erradas. Fiz as piores escolhas. Foi isso”, afirmou.

  O período de dificuldade que Muller enfrenta começou em 2009, quando ele deixou o cargo de comentarista na Sportv. Agora, o ex-jogador disse que fechou com uma grande rádio para comentar o Brasileiro e que está feliz por poder recomeçar do zero. “Estou cheio de saúde e pronto para recomeçar. Tenho vigor para recomeçar do nada”, concluiu.

 ganhou muita coisa no futebol. Bicampeão mundial pelo São Paulo, em 92 e 93, e campeão pela seleção brasileira em 94, o ex-jogador perdeu tudo e agora vive um dramático momento financeiro. Morando na casa de Pavão, colega de seus tempos de São Paulo, o ex-atacante admite que gastou tudo o que ganhou com mulheres e luxos desnecessários.
“Gastei com mulheres, com carros e etc. gastei com vaidades pessoais. Gastei dinheiro com amigos, entre aspas. Amigos de ocasião. Por eu ser uma pessoa generosa, muita gente se aproveitou mesmo de mim”, disse em entrevista ao jornal Marca Brasil.

  O ex-atleta disse que perdeu milhões e hoje em dia não tem sequer um carro (admitiu já ter tido mais de 20) ou um plano de saúde. Também não possui nenhum imóvel ou bem material. Muller afirmou não ser capaz de calcular exatamente quanto dinheiro ganhou com o futebol, mas sabe que foi muito. “Foi muito. Nem sei calcular quanto perdi. Não sei se deveria dizer, mas perdi milhões. Perdi tudo que consegui no futebol. Joguei fora o que construí ao longo de 20 anos”, contou.
Muller acredita que a simples falta de orientação não pode ser desculpa para sua situação atual. Nem mesmo os “puxões de orelha” de Telê Santana deram resultado. “Ele era um paizão. Mas eu tomei as decisões erradas. Fiz as piores escolhas. Foi isso”, afirmou.

  O período de dificuldade que Muller enfrenta começou em 2009, quando ele deixou o cargo de comentarista na Sportv. Agora, o ex-jogador disse que fechou com uma grande rádio para comentar o Brasileiro e que está feliz por poder recomeçar do zero. “Estou cheio de saúde e pronto para recomeçar. Tenho vigor para recomeçar do nada”, concluiu.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Martyn Lloyd-Jones é considerado o maior expositor bíblico do sec. XX, foi pastor da igreja Congregacional chamada Capela de Westiminster na Inglaterra durante 30 anos.
Um dos ícones do Congregacionalismo, saiba um pouco mais sobre sua vida.


                                                            Por John Piper
                                                  Um esboço de sua vida.
Sua trajetória por Westminster foi única. Nasceu em Cardiff, País de Gales, em 20 de Dezembro de 1899. Mudou-se para Londres com sua família aos 14 anos de idade, e entrou para a Escola de Medicina do Hospital São Bartolomeu, onde se graduou em 1921, tornando-se chefe clínico assistente de Sir Thomas Horder. O famoso Horder descreveu Lloyd-Jones como “o mais habilidoso pensador que ele conheceu”.
Entre 1921 e 1923 ele passou por uma profunda conversão. Sua mudança de vida foi tão profunda, que fez nascer nele uma paixão pela pregação do evangelho que completamente superou sua vocação para medicina. Ele sentiu um profundo desejo de retornar ao seu país para pregar. Seu primeiro sermão foi em Abril de 1925, e o assunto foi o tema de toda a sua vida: O País de Gales não necessitava mais de conversas acerca de ação social; ele necessitava de “um grande despertamento espiritual”. Este tema de reavivamento e poder e vitalidade real, foram sua paixão por toda sua vida.

Ele tornou-se pastor da Bethlelem Forward Movement Mission Church em Sandfields, Aberavon, em 1926, e no ano seguinte casou-se com sua ex-colega de faculdade, Bethan Philips, no dia 8 de Janeiro. Tiveram 2 filhas: Elizabeth e Ann.
Sua pregação tornou-se conhecida pela Grã-Bretanha e América. Ela era popular, cristalinamente clara, de doutrinariamente sadia, lógica e em chamas. Em 1937, ele pregou na Filadélfia, e G. Campbell Morgan estava lá. Ele ficou tão impressionado que se sentiu impelido a convidar Lloyd-Jones para ser seu auxiliar na Capela de Westminster em Londres.
Nesta época, Lloyd-Jones estava sendo cogitado para presidente do Colégio Metodista Calvinista em Bala, North Wales. Assim, ele temporariamente recusou o convite de Westminster para se tornar membro permanente da equipe daquele colégio. Mas suas expectativas naquela escola lhe frustraram e ele terminou por aceitar o convite de Westminster, onde permaneceu por 29 anos até se aposentar em 1968.
Não posso deixar de dar graças por todos os desapontamentos, reveses e contratempos nas nossas vidas, que Deus usa para nos conduzir na direção da sua vontade. Como teria sido diferente a mensagem do evangelho que a Inglaterra teria recebido, se Martyn Lloyd-Jones não tivesse pregado em Londres durante 30 anos. Como minha própria vida teria sido diferente se eu não tivesse lido seus sermões no verão de 1968! Louvado seja Deus por todos os trens perdidos e por todos os outros assim chamados acidentes!
          Lloyd-Jones e G. Campbell Morgan trabalharam juntos como ministros até a aposentadoria de Morgan em 1943. Então Lloyd-Jones assumiu o púlpito por quase 30 anos. Em 1947, a freqüência aos cultos matutinos era de 1500 pessoas, e à noite 2000, trazidos pela clareza, poder e profundidade doutrinária de suas mensagens. Ele usava uma sombria batina preta de Genebra, e não costumava fazer brincadeiras. Como Jonathan Edwards, 200 anos atrás, ele atraia a atenção de sua audiência, pelo peso e intensidade de sua visão da verdade.
Ele adoeceu em 1968, e tomou este fato como um sinal para se afastar e dedicar-se a escrever. Ele continuou nesta tarefa por 12 anos e morreu tranqüilo, durante o sono, no dia primeiro de Março de 1981.